quinta-feira, 28 de maio de 2020

NOTA: COVID-19 e ODONTOLOGIA

Alguns pacientes entraram em contato comigo nos últimos dias para marcar consulta, nos primeiros dias após a nota do Conselho Regional de Odontologia alertar sobre os perigos e indicar que o mais sábio seria atender urgências e emergências as consultas foram desmarcadas e passei a atender consultas onde os pacientes realmente possuíam alguma queixa de dor.

Algumas medidas foram tomadas no atendimento, hábitos que eu já possuía de desinfecção de materiais e instrumentais foram redobrados. Mas por incrível que pareça, a quantidade de procura de consultas só aumentou.

Venho por meio desta nota esclarecer motivo da minha decisão em suspender o atendimento no consultório até a normalização ou melhor adequação do consultório à nova realidade.

  • equipamentos de proteção individual estão acabando, e os que já tenho não seriam capazes de garantir minha proteção, fora que os fornecedores que compro não possuem esses materiais por falta de estoque;
  • mesmo com todos os cuidados, nós profissionais, estamos com as mãos amarradas ao ter que garantir a segurança do paciente de que ele não vai ser contaminado. Estudos garantem que uma sala bem descontaminada deveria passar pelo menos 24 horas entre um atendimento e outro;
  • preocupação com a minha saúde e dos meus parentes, possuo rinite e vez ou outra apresento sintomas de uma gripe, não tenho como garantir se é apenas rinite. Meus pais são do grupo de risco, tanto pela idade como com as comorbidades.

Os casos em nossa cidade vem aumentando, mas infelizmente a realidade é, não sabemos quem está infectado, não há testes suficientes para sabermos. As pessoas estão sendo diagnosticadas apenas quando apresentam sinais, qualquer um por até 14 dias pode estar espalhando o vírus sem sentir nada.

Espero que compreendam minha preocupação, e que dentro em breve nossos atendimentos possam retornar. Mas durante esse período, vamos nos cuidar e #FicarEmCasa!

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário