segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Você protege bem os seus lábios? - Conheça a Queilite Actínica

Não é que o verão já passou e o inverno chegou que você vai deixar de utilizar o protetor solar... LABIAL, sim, labial! Os lábios, assim como o seu corpo, precisam de proteção, a maioria das pessoas protegem olhos e corpo, mas os lábios ficam desprotegidos, e olha que se não cuidado, um simples ressecamento pode se tornar uma lesão maligna.

A penetração dos raios ultravioletas emitidos pelo sol é muito perigosa, visto que são de um potencial radioativo altíssimo. O rosto é praticamente a parte do corpo que mais recebe a luz do sol, e com a falta de proteção adequada um ressecamento, manchas, mudança da coloração do lábio e até mesmo crostas poderão surgir, e esses aspectos não são nada bons.

fonte
fonte 
fonte
Essas imagens são de uma lesão conhecida como Queilite Actínica, ela nada mais é que a reposta do seu organismo sobre a radiação recebida do sol, e lembre-se, radiação não é nada interessante, e se ela está modificando algo no seu organismo é bom procurar ajuda, a queilite actínica tem um tratamento bem simples, e seu dentista poderá fazê-lo com algumas recomendações, é realmente necessário consultar o dentista, visto que esta lesão tem um potencial de se tornar maligna, o que significa que ela é cancerizável caso não haja o tratamento adequado.

A queilite actínica é mais comum em pessoas de pele mais clara, visto que há uma menor quantidade de melanina, mas se você é negro, não pense que não corre risco, as chances são menores, mas existem.

Se você não apresenta essa lesão, então é bom prevenir, utilize um protetor labial, chapéus de aba larga e evite exposição a luz solar em certos horários que o sol está mais forte, caso tenha dúvidas consulte o seu dentista.


Quer saber mais sobre Queilite Actínica e seu tratamento? Agende sua consulta.


Fonte para desenvolvimento deste post: